Órgãos de Gestão

Presidente da Atlântico Business School

Professor Dr. João Paulo Peixoto
Especialista na área de Finanças, Banca e Seguros, Mestre em Ciências Empresariais e Licenciado em Economia.

O Presidente é o órgão singular de direção da atividade científica, pedagógica e cultural da ABS. O Presidente é designado pelo órgão máximo da entidade instituidora da ABS. O Presidente pode delegar qualquer uma das suas competências aos coordenadores de curso e a um ou mais Vice-presidentes. O Presidente pode nomear uma Direção, composta por membros dos diferentes órgãos, para, no exercício das suas funções individuais, gerirem o quotidiano da ABS, discutindo os diferentes assuntos e colaborando na sua resolução em equipa.

Conselho Técnico-Científico (CTC)

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Presidente: Professor Doutor José Pedro Arroja

Doutorado em Economia pela Univ. de Carleton, Canadá, Mestre em Economia pela Univ. de Ottawa e Licenciado em Economia pela FEP. Foi professor do MBA da University of Ottawa e no Institut des Hautes Études, Université d’État, Port-au-Prince, Haiti. Foi Consultor do Governo do Canadá e liderou projetos de instituições, como a AIP, Centro de Documentação e Estudos Europeus, Ministério das Finanças, IEFP, AEP e o Atlas Foundation Network. É Presidente da Pedro Arroja – SGPS, SA.

O CTC é o órgão colegial de gestão científica e académica da ABS.

Membros do Conselho

Professor Doutor Henrique Manuel Morais Diz

Professor Doutor Silvio Stefani

Professor Dr. João Paulo Seara Sequeira do Vale Peixoto

Professora Dr.ª  Isabel Cristina Andrade do Couto

Professora Dr.ª   Maria Cristina Neves Vila Real Nogueira Rodrigues

Professora Dr.ª  Teresa Salomé de Aguirre Mendes Camões de Azevedo

Compete ao Conselho Técnico-científico:

a) Apreciar o plano de atividades científicas do Instituto;

b) Pronunciar-se sobre a criação, transformação ou extinção de centros de investigação do Instituto;

c) Deliberar sobre a distribuição do serviço docente, sujeitando-a a homologação pelo presidente do Instituto;

d) Pronunciar-se sobre a conceção e aprovação da oferta formativa, em geral, e da criação de ciclos de estudos, em  particular,  e  aprovar  os  planos  de  estudo  dos  mesmos,  garantindo  que  os  cursos  ministrados  são concebidos e estruturados de modo a que possam atingir os objetivos fixados;

e) Propor ou pronunciar-se sobre a concessão de títulos ou distinções honoríficas;

f) Propor ou pronunciar-se sobre a instituição de prémios escolares;

g) Propor ou pronunciar-se sobre a realização de acordos e de parcerias internacionais;

h) Propor a composição dos júris de provas e de concursos académicos;

i) Praticar os outros atos previstos na lei relativos à carreira docente e de investigação e ao recrutamento de pessoal docente e de investigação;

j) Definir as grandes linhas de orientação científica e pedagógica da atividade da ESNA;

k) Contribuir para a definição da política de investigação científica da ESNA;

l) Pronunciar-se sobre o desenvolvimento da atividade científica, atividades de extensão cultural e prestação de serviços à comunidade;

m) Apreciar   o   valor   científico   dos   estudos   realizados   pelos   docentes   do   Instituto   ou   por   equipas   de investigadores lideradas pelos mesmos;

n) Apreciar as Fichas de Unidade Curricular apresentadas pelos docentes.

o) Participar na monitorização, avaliação e ajustamento regular dos métodos de ensino e aprendizagem;

p) Participar no acompanhamento e monitorização dos resultados escolares, contribuindo para as estratégias de atuação e a melhoria dos processos e resultados;

q) Criar condições para o desenvolvimento académico e profissional dos Docentes, promovendo a ligação entre a educação e a investigação;

r) Pronunciar-se  sobre  todos  os  assuntos  de  natureza  científica  que  o  presidente  decida  submeter  à  sua apreciação;

s) Pronunciar-se sobre matérias relacionadas com a gestão administrativa, provendo à elaboração de parecer sempre que assim seja requerido, que deverá ser remetido à entidade instituidora para consideração;

t) Participar  na  Política  da  Qualidade  e  contribuir  para  a  evolução  e  melhoria  do  Sistema  de  Gestão  da Qualidade

u) Desempenhar as demais funções que lhe sejam atribuídas pela lei, pelos regulamentos do instituto e pelos presentes Estatutos.

Conselho Pedagógico (CP)

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Presidente: Drª Paula Santos

Mestre em Gestão e Negócios pela Atlântico Business School. Tem um curso Avançado de Management e é licenciada em Matemática Aplicada – ramo de Ciência dos Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Título de Especialista na área da Gestão e Administração, atribuído por provas públicas. Directora do Centro de Investigação NPME – Núcleo de Apoio à Gestão de PME. Gestora de projectos. Coordenadora dos programas de Formação-Acção da Associação ATLBC – Atlântico Business Center e da ADECE – Associação para o Desenvolvimento de Consultoria Aplicada em Ciências Empresariais. Vogal do Conselho Fiscal da Inovagaia – Centro Incubação Base Tecnológica de Vila Nova de Gaia.

Foi proclamada JEEP – Jovem Empresário de Elevado Potencial do Ano de 1998, distinção atribuída pela ANJE. Sócio-fundadora de um grupo de empresas que atuam na área das soluções baseadas em tecnologias de informação para empresas.

O Conselho Pedagógico é o órgão colegial de definição e coordenação da orientação pedagógica das atividades de ensino desenvolvidas pela ABS, e o garante da qualidade do ensino.

Membros do Conselho

Professora Dr.ª Paula Alexandra de Magalhães Fleming de Oliveira

Professor Dr. António Pedro Seara Sequeira do Vale Peixoto

Representantes Alunos:

    • Ilona Kryshtof
    • Patricia Barbosa
    • Fernanda Magalhães
    • Cláudia Silva

Compete ao Conselho Pedagógico:

a) Pronunciar-se sobre as linhas gerais de orientação pedagógica e os métodos de ensino e avaliação a adotar pela ESNA;

b) Assegurar a autonomia pedagógica do Instituto, propondo as medidas que, para tanto, julgar adequadas;

c) Assegurar a avaliação periódica da qualidade do ensino ministrado de acordo com o disposto no Capítulo V, promovendo a realização periódica dos necessários inquéritos ao desempenho pedagógico do Instituto e dos docentes;

d) Apreciar e dar parecer sobre questões de natureza pedagógica apresentadas por docentes e por estudantes;

e) Pronunciar-se sobre a conceção e aprovação da oferta formativa, em geral, e da criação de ciclos de estudos, em particular, e aprovar os planos de estudo dos mesmos, garantindo que os cursos ministrados são concebidos e estruturados de modo a que possam atingir os objetivos fixados

f) Aprovar o regulamento de avaliação do aproveitamento dos estudantes;

g) Promover a realização de inquéritos regulares ao desempenho pedagógico do Instituto e a sua análise e divulgação;

g) Promover a avaliação de desempenho pedagógico dos docentes, por estes e pelos estudantes, e a sua análise e divulgação;

i) Apreciar as queixas relativas a falhas pedagógicas e propor as providências necessárias;

j) Pronunciar-se sobre o regime de prescrições;

k) Pronunciar-se sobre o calendário letivo e os mapas de exames do Instituto;

l) Pronunciar-se sobre a instituição de prémios escolares;

m) Sugerir medidas que promovam a inovação nos métodos de ensino e o uso de novas tecnologias;

n) Participar na monitorização, avaliação e ajustamento regular dos métodos de ensino e aprendizagem;

o) Participar no acompanhamento e monitorização dos resultados escolares, contribuindo para as estratégias de atuação e melhoria dos processos e resultados;

p) Participar na Política da Qualidade e contribuir para a evolução e melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade;

q) Pronunciar-se sobre qualquer assunto de natureza pedagógica ou disciplinar que lhe seja apresentado, pelo presidente ou pelo Conselho Técnico-científico;

r) Desempenhar as demais funções que lhe sejam atribuídas pela lei, pelos regulamentos do instituto e pelos presentes Estatutos.

Comissão Cientifico-Pedagógica (CCP)

A Comissão Científico-Pedagógica é um órgão de apoio ao Coordenador de Curso, coadjuvando nas atividades de gestão e coordenação científico-pedagógica do Curso, tendo como função específica o apoio no processo de revisão e atualização dos conteúdos programáticos e do curso.

A Comissão Científico-Pedagógica é constituída pelo Coordenador de Curso, por dois docentes e por dois estudantes nomeados por convite do Coordenador de Curso e por um representante do pessoal não docente, nomeado pelo presidente ou vice-presidente da Escola, e pelo Provedor do Estudante, quando necessário por convite pelo Coordenador de Curso ou por sua própria iniciativa.

A Atlântico Business School tem em funcionamento duas Comissões Científico Pedagógicas, um dos cursos Técnico Superiores Profissionais e outra dos ciclos de Estudo de Licenciatura.

Membros do Conselho

Presidente CCP cursos de Licenciatura: Professor Dr. João Paulo Peixoto

Presidente CCP cursos Técnico Superiores Profissionais: Professora Dr.ª Ângela Ornelas

Compete ao Conselho Pedagógico:

a) Dar parecer sobre todos os assuntos para que seja consultada;

b) Colaborar na preparação das propostas de alteração do plano de estudos do curso a submeter ao Conselho Técnico Científico;

c) Participar na coordenação dos programas das unidades curriculares do Curso, garantindo o seu bom funcionamento;

d) Colaborar na coordenação dos objetivos de aprendizagem das diversas unidades curriculares; e) Coordenar as metodologias de avaliação de conhecimentos das unidades curriculares do curso, garantindo que são cumpridos os objetivos de ensino/aprendizagem;

f) Analisar as taxas de aprovação das unidades curriculares, propondo medidas para as melhorar; g) Analisar os inquéritos pedagógicos sobre as unidades curriculares e os docentes;

h) Elaborar e tratar inquéritos sobre revisão e atualização dos conteúdos programáticos do Curso;

i) Analisar a empregabilidade dos alunos, propondo medidas de melhoraria;

j) Colaborar na elaboração dos relatórios de atividades do curso;

k) Participar na Política da Qualidade e contribuir para a evolução e melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade;

l) Apoiar o Coordenador nas suas funções específicas em geral

A Comissão Científico-Pedagógica deve analisar e pronunciar-se sobre os seguintes indicadores:

  • a) Indicadores-chave de desempenho;
  • b) O perfil da população estudantil;
  • c) As taxas de progressão, sucesso e abandono dos estudantes;
  • d) A satisfação dos estudantes com os seus cursos; e) Os recursos de aprendizagem e apoio aos estudantes disponíveis;
  • f) A empregabilidade e percursos profissionais dos graduados.

A Comissão Científico-Pedagógica é responsável por entregar ao Coordenador e ao Presidente os seguintes elementos para serem incorporados no Relatório Anual de Atividades:

  • a) Análise das taxas de aprovação
  • b) Análise da empregabilidade
  • c) Outros elementos que entenda serem relevantes

A Comissão Científico-Pedagógica participa de forma ativa na reformulação e atualização dos conteúdos programáticos e nos processos de ajustamentos ao curso

A Comissão Científico-Pedagógica pode ser chamada a pronunciar-se sobre a criação de novos cursos semelhantes.

Nos casos em que o Coordenador do Curso é o mesmo, a Comissão Científico-Pedagógica pode ser nomeada para mais do que um Curso.

A Comissão Científico-Pedagógica reúne-se uma vez por semestre e sempre que necessário por solicitação de qualquer um dos membros.

Sempre que necessário, a Comissão Científico-Pedagógica pode reunir sem a presença do(s) representante(s) os estudantes, para analisar assuntos de natureza científica.